FORMAÇÃO EM TEISHINDO - RIO DE JANEIRO

Formação em teishindo, módulo I

 

Justificativa 

 

A racionalidade médica chinesa possui diversas modalidades de intervenção na saúde, tais como a fitoterapia chinesa, a dietoterapia chinesa, a acupuntura, as massagens terapêuticas (tuina e outras) e as práticas ditas "corporais" (qigong entre outras). Na prática clínica do acupunturista e do massagista, o perfil de clientes mais comum são aqueles que apresentam queixas de dor e disfunção de movimento.

 

Recentemente, no Japão, tem-se desenvolvido técnicas de tratamento que exploram as propriedades terapêuticas do contato de diferentes metais no corpo humano, tais como o ouro, a prata, o cobre e o zinco. O teishindo baseia-se em tais técnicas japonesas e nos trinta anos de prática clínica do professor Daniel Luz, propondo o uso de um conjunto ferramentas e técnicas para obter ganhos terapêuticos tais como a liberação dos bloqueios, a dissipação do frio, da estagnação, da umidade e do calor e a recomposição da vitalidade humana.

 

Objetivo

 

Formar profissionais competentes na técnica "teishindo" a partir do conhecimento das propriedades dos metais e das técnicas de manuseio de suas ferramentas.

 

Temário do curso

 

Neste primeiro módulo, os alunos conhecerão as propriedades terapêuticas do ouro, prata, cobre, latão, zinco e ferro. A partir das ações terapêuticas da racionalidade médica chinesa, os alunos poderão refletir sobre a apresentação sintomatológica sobre a qual se pode atuar com cada metal. Terapêuticas específicas para sintomas tais como dores articulares, dores nas costas,dificuldade e movimento, sensação de peso, dor de garganta, elevação de temperatura e outros casos ilustrativos serão discutidos à luz da racionalidade médica chinesa. O curso é eminentemente prático e serão apresentadas as técnicas para as ferramentas "sabonetes" e "bkf" (butteru naifu, "faquinhas de manteiga"). Os alunos serão orientados e dirigidos individualmente pelo professor em sua performance técnica.

 

Carga horária: 16 horas

Vagas: 20

Datas: sábado 14 /03 (das 08:30 às 17:00)

domingo 15 /03 (das 09:00 às 16:30)

Início do curso: Sábado, 08:30

Local: Rua do Catete, 347 / terceiro andar (auditório), Largo do Machado, Rio de Janeiro

 

 

 

Daniel Luz

Tel. (21) 98711-4600 (whatsapp)
paraodaniel@gmail.com


Palavras chave